Na próxima reunião do Rotary Club de Curitiba Oeste, dia 21/09, terça-feira, 12h, o Coronel Roberson Bondaruk – PM/PR, fala sobre como prevenir crimes através do paisagismo e da arquitetura.
A Arquitetura contra o crime já existe em países de 1º mundo há muitos anos. Em março de 2005 uma pesquisa focou casas com maior número de furtos e roubos, as lojas mais assaltadas, as ruas as praças e além disso, 287 presos que cumpriam penas por crimes contra o patrimônio foram entrevistados. Com apoio de psicólogas e assistentes sociais, foi constatado que as estratégias da Arquitetura e do Design Contra o Crime eram altamente interessantes para a segurança do Brasil também.
Toda esta tecnologia faz parte do que se chama de Prevenção Situacional do Delito, na qual se apregoa que todo o crime acontece pela somatória de uma vítima, um agente motivado e uma ambiente favorável. Sem estas três componentes o crime não acontece. Assim detectar o que no ambiente o torna favorável para a ocorrência de delitos é uma excelente forma de prevenção, daí a importância do trabalho de Arquitetos e Engenheiros quando fazem os seus projetos conhecerem quais são os detalhes arquitetônicos de casas, prédios, ruas, cidades enfim, que podem facilitar a ação de delinqüentes.
Não perca – a palestra é dia 21/09 às 12h durante a reunião do Rotary Club de Curitiba Oeste, R. Cel. Adyr Guimarães 288 – FUR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário