Em minhas caminhadas profissionais pelo mundo da navegação virtual, encontro muitas pessoas que me perguntam se vale mesmo à pena desenvolver ou contratar o desenvolvimento de um site ou portal.
Normalmente elas estão chateadas porque investiram nessa ferramenta e não vêem resultados práticos para empresa. Alguns ainda pagam manutenção mensal para seus desenvolvedores, porém, não sentem o retorno dessa ação mercadológica.
Alguns desses sites são muito impressionantes, graficamente falando, e disponibilizam muitas funcionalidades aos seus usuários, mas não apresentam o retorno desejado, o que faz com que essas pessoas fiquem altamente desmotivadas com o investimento.
Nesse caso, normalmente eu respondo: “Se isto está acontecendo com você, ouso dizer que o processo de desenvolvimento do seu site ou portal começou errado desde o princípio e que provavelmente esta ação não estava coerentemente inserida em seu planejamento estratégico de mercado”. E aí ouço a resposta: “planejamento o quê? Isso não se aplica apenas a grandes empresas?”.
A verdade é que muita gente está no mercado sem um planejamento estratégico, desenvolvendo ações mercadológicas desconexas e sem um mínimo de reflexão sobre o assunto. As coisas podem até estar dando certo, mas com a interação das ferramentas mercadológicas disponíveis, poderiam estar ainda melhores.
“Mas um planejamento estratégico de mercado não é muito caro?” - me perguntam. Se sua empresa é pequena você mesmo deve fazê-lo, nem que seja com a ajuda do SEBRAE. Mas na verdade, se você puder investir em algum profissional qualificado para isso, vale cada centavo.
No próximo artigo, vou te dar umas dicas do que é mais importante na hora de desenvolver seu site e definir algumas estratégias de mercado para complementar esta ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário