quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Lembre-se: Seu site precisa ser minimamente planejado.

No último artigo deste blog, conversamos sobre a importância do seu site estar de acordo com seu planejamento estratégico de mercado. Que a abordagem empreendida pelo site deve refletir o que sua empresa é na prática.

Então, se seu site é maravilhoso, mas a sua empresa é uma bagunça, você primeiramente deve organizar sua empresa, pois, a expectativa positiva que você cria para seu cliente, seguida de uma possível decepção com relação ao produto, ao serviço, ao prazo de entrega ou a organização da sua empresa é fatal. Por isso é importante que o seu planejamento estratégico de marketing englobe suas ações via web e internet.

Ao iniciar as definições que vão culminar na criação do seu site, pense primeiramente sobre qual é o objetivo principal dele, uma vez que um site é inócuo se não atinge seus objetivos. Os objetivos podem ser:

- meramente um site informativo, quase que fazendo às vezes de uma lista telefônica, onde o internauta, ao procurar sua empresa no Google, receberá apenas informações básicas como endereço, telefone, fax, email, fotos ilustrativas e uma pequena descrição da empresa, sua diretoria e seus produtos. Note que neste caso você não está interessado em vender através do site, mas apenas em não frustrar a pesquisa de seu cliente na web. Um site graficamente agradável, com informações bem dispostas e localizadas de forma a serem encontradas intuitivamente é o que basta;

- um site com todas e detalhadas informações sobre seus produtos, serviços, preços, planos de financiamento, informações institucionais, informações para acionistas, informações sobre responsabilidade social, notícias da empresa, dentre outras, com área de comércio eletrônico ou não. Através deste site você realmente pretende fazer com que suas vendas aumentem razoavelmente, mas ele ainda não pé um site de comércio eletrônico. Este site deve ser gerenciado dinamicamente, trazendo novidades a cada momento. Neste caso, informações antigas ou errôneas podem comprometer o seu negócio. É importante que você obtenha um apoio de pessoas acostumadas ao plano estratégico de empresas para posicionar o seu site de acordo com o mercado que quer atingir. Ser facilmente encontrado por mecanismos de buscas é essencial, mas atenção: apesar de parecer simples, isso é para profissionais, caso contrário você pode perder mais do que ganhar com essa atividade. Técnicas de conversão de metas devem ser implantadas para que se chegue à conclusão dos melhores caminhos e estratégias de venda. Paralelamente você complementa a ação do site com "blogs", "twitter", email marketing, dentre outros. Mas lembrando novamente, tudo deve convergir para o seu objetivo. Não adianta você ter um blog criticando o governo quando você vende para ele, por exemplo.

Você pode planejar tudo isso e implantar aos poucos, sem prejudicar seu orçamento. O importante é que você vá complementando suas ações mercadológicas sem comprometer o que foi feito, bem como, o que ainda está por vir.

Espero ter ajudado.

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