quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Uma Vida Com Propósitos Ainda Mais Altos


Toda manhã o sol bate em minha janela, que deixa passar alguns raios de luz através da cortina. Dependendo da intensidade destes raios, eu já sei se o dia está nublado ou radiante. Pelo som, já sei se há chuva ou pássaros cantando alegremente. Mesmo tendo essas informações sobre o dia que lá fora me espera, para que eu tenha um dia feliz é preciso que eu levante, abra a janela, me apronte e saia de casa para ganhar a vida e ser feliz. Ficar na cama e deixar a vida passar, nunca me tornará uma pessoa feliz e interessante.

Assim é a nossa vida. Temos vislumbres de que tudo vai bem, pois, temos uma boa família, um bom emprego, estamos conseguindo criar bem nossos filhos e desenvolvemos uma vida profissional e social ativa e reconhecida. Mas só isso não é o suficiente, uma vez que tudo isso nos coloca sempre no centro de tudo o que acontece e é preciso um pouco mais de altruísmo e vontade de servir para que deixemos um legado que vá, como disse nosso EGD Paulo de Tarso, nos eternizar além da morte.

Levar uma vida além nós mesmos, dedicada a servir o próximo e a lutar pela melhoria das condições de vida da humanidade em geral, nos dá um propósito de vida mais elevado e complementa tudo aquilo que fazemos por nós mesmos e pela nossa família.

"Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Certamente os coletores de impostos fazem o mesmo. E se saudardes somente os vossos irmãos, que há de extraordinário nisso? Até os pagãos fazem o mesmo. Vossa bondade não deve ter limites, assim como a bondade de vosso pai celeste é ilimitada" (Mat 5:46-48).

Isto tem tudo a ver com Rotary. Lutamos pela erradicação da Pólio, mesmo que em nosso País ela já esteja erradicada. Lutamos pela paz, mesmo que aqui não haja guerra. Entramos na casa das pessoas que necessitam, mesmo que em nossa casa tudo vá bem. Sem questionar sobre os antecedentes dos beneficiados, bons ou maus, todos desfrutarão da luta dos rotarianos em prol da humanidade.

Vamos encarar Rotary como um veículo que facilita a tarefa do dia-a-dia, em direção a um mundo mais justo, pacífico e amoroso. Vamos deixar nossas diferenças de lado, pois elas são a raiz de todo o mal, e passemos a lutar com mais afinco em direção aos nossos sonhos mais nobres.

O que ganhamos com isso? Sorrisos, olhares, palavras agradáveis, coração quente, alma leve, sono restaurador e um profundo fortalecimento de nossa relação com o Criador. Ganhamos filhos que nos imitam, pessoas que se sensibilizam e se unem a nós e forças catalisadas para os mesmos objetivos. Ganhamos missões novas, mais desafiadoras e mais recompensadoras, pois "pedras que rolam não criam limo".

Lembre dos seus heróis de infância e tudo aquilo pelo que eles lutavam. Pense nos heróis da vida real e veja quão belo é lutar por algo que é legítimo. Sinta arrepios aos pensar em vitórias retumbantes do bem contra o mal e dê o exemplo de nunca perder as esperanças e nunca deixar que o coração fique fibroso e sofredor. Faça a vida valer a pena.

Forte e fraterno abraço.