quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Jovens para sempre!


A vida é curta e passa num piscar de olhos. É preciso, portanto, que a desfrutemos ao máximo, encarando todas as suas fases e situações com uma alma jovem e postura otimista. Não podemos deixar que a idade envelheça e enrijeça nossos corações, almas e mentes, mas sim, vislumbrarmos que o ponteiro do relógio nunca volta atrás. Devemos sempre lembrar que temos apenas duas opções: dotar nossa vida de um profundo significado, ou não.

Setembro é o mês das novas gerações e isto significa que devemos priorizá-las em todos os sentidos, ou seja, promovendo, auxiliando, orientando e socorrendo a juventude a todo o momento, sob pena de perdermos a chance de influenciarmos positivamente àquelas pessoas que comandarão o mundo daqui alguns anos.

Mas como poderemos influenciar positivamente os jovens com o espírito envelhecido? Como nos ouvirão, se nosso discurso remete a um mundo que não existe e nem existirá mais? Como proporcionaremos a eles uma formação melhor do que tivemos, senão paramos para escutá-los e nem sequer entendê-los?

Precisamos nos conscientizar que não melhoramos o mundo que recebemos e, portanto, se continuarmos a fazer o que sempre fizemos, continuaremos a obter o que sempre obtivemos. O mundo precisa de resultados melhores, mas, pelo que ouvimos nos noticiários, isso está muito longe de acontecer.

Como proceder então? Reconhecendo nossa deficiência em nos comunicar com eles já é um primeiro passo. Precisamos nos “re-adolescentizar” um pouco. Entendê-los e fazê-los refletir é melhor que criticar. Apresentar uma postura de amigo e não de doutores no assunto “vida” também é importante, para que saibam que ainda temos muitas dúvidas sobre tudo. Orientá-los a agir ao invés de criticar e se unir, ao invés de polemizar, sempre à luz da Prova Quádrupla.

Não é fácil e nunca será, assim como não foi para nossos pais. É difícil capacitar pessoas para um mundo que ninguém ainda conhece, uma vez que o conhecimento mais que dobra anualmente nos dias de hoje. A profissão mais bem paga dos próximos 10 anos ainda não surgiu. A tecnologia mais incrível da próxima década ainda não foi inventada. A maneira de se comunicar e de se expressar vai mudar muito e de forma assaz veloz.

Cirurgias virtuais, penitenciárias sem paredes, vôos sem avião, empresas sem patrão tudo é possível. Mas ainda precisamos sonhar e lutar por um mundo sem fome, sem corrupção, sem guerras, sem agressões exageradas ao meio ambiente, sem drogas e sem impunidade. Sem a juventude ao nosso lado, nada disso será minimamente possível.

Se não entregarmos aos jovens um mundo melhor do que aquele que recebemos de nossos pais, que pelo menos o entreguemos com mais esperança e mais vontade de fazer o que é certo em detrimento daquilo que é esperto. Precisamos reavivar o patriotismo puro, sem ideologias decadentes e indecentes, para manter e ampliar a soberania nacional, pois até isso querem nos roubar.

Parafraseando meu pai duas vezes, “que lutemos pelas próximas gerações e não pelas próximas eleições”, sempre empreendendo “mais ação e menos conversa”.

E viva a independência do Brasil!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Frase antiga mas muito atual!



‎"When you see that trading is done, not by consent, but by compulsion - when you see that in order to produce, you need to obtain permission from men who produce nothing - when you see that money is flowing to those who deal, not in goods, but in favors - when you see that men get richer by graft and by pull than by work, and your laws don't protect you against them, but protect them against you - when you see corruption being rewarded and honesty becoming a self-sacrifice - you may know that your society is doomed."

Ayn Rand (Jewish, fleeing the Russian revolution, which hit the U.S. in mid-1920).

“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”. 

Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920).

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sabedoria, Força e Beleza



Macieira está pronta! Nosso peito ainda ofegante clama por descanso. Foi uma corrida contra o tempo, contra as dificuldades e contra o desejo de permanecermos em estado sedentário, mas enfim – CONSEGUIMOS!

Agora, o que se apresenta é justamente o maior desafio. O desafio de fazer com que a edificação que conquistamos se torne realmente uma grande Escola. Não só uma Escola do Ensino Fundamental de uma localidade longínqua, mas, uma Escola da Vida, para pais, alunos e professores. Uma Escola com atuação determinada, incansável e eficaz. Uma Escola que transforme para melhor a vida de milhares e milhares de pessoas, começando pelas crianças e suas famílias.

Para isso precisamos ter Sabedoria. Sabedoria para implantar o NRDC – Amigos da Macieira de forma gradual, porém, segura. Sabedoria para saber extrair da Comunidade os seus verdadeiros anseios e para apresentar opções e visões para o futuro de todos que por ali transitam. Sabedoria para fazermos tudo com calma, paciência e moderação, porém de forma positiva e destemida.

A Força será necessária pra trazer determinação na consecução dos objetivos traçados, buscando sempre o nós e nunca o eu. Para não desistirmos perante as críticas, mas também para não ignorá-las, avaliando sempre o que pode ser melhor e mais viável. Força também para não permitirmos que aproveitadores e pessoas mal intencionadas ponham tudo a perder. Força para não ceder à omissão.

Aí sim conheceremos a Beleza. A Beleza de percebermos a felicidade que causamos nas crianças, que já aprenderam a amar a nova escola. A Beleza da união na condução dos trabalhos. A Beleza da solidariedade e do amor ao próximo. A Beleza de quebrarmos a "Lei de Gerson" e mostrarmos ao mundo que "Dar de Si, Antes de Pensar em Si" faz o mundo ficar mais belo e interessante. A Beleza do dever cumprido, da consciência limpa e do empenho por um mundo melhor, sem demagogia, sem retóricas vazias e sem segundas intenções. A Beleza Interior, que vai brilhar e trazer luz sobre a vida dos Rotarianos envolvidos e dos membros da Comunidade.

Vamos respirar e comemorar o momento, que é de grande orgulho e júbilo. Vamos aproveitar o espírito do dever cumprido e da alegria da conquista para trazer mais Companheiros conosco para as próximas jornadas. Vamos ser mais Companheiros, mais irmãos uns dos outros, para que, como numa grande família, possamos viver essa luminosidade sobre nossas vidas e compartilhá-las com o mundo.

Assim, Conheceremos Melhor a Nós Mesmos e poderemos Envolver a Humanidade, de forma alegre, viva, contagiante e sincera.

Vamos lá Curitiba Oeste, você é maior do que pode imaginar!

Acesse o site sobre a Macieira clicando aqui!