quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

sábado, 19 de novembro de 2011

Indignação - Assine você também!


Indignação contra Belo Monte. Acesse o site http://www.movimentogotadagua.com.br/assinatura e assine a petição, ajude assim a fazer com que o interesse do povo e não dos políticos seja respeitado. "Uma gota move o oceano!"


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Amor, Vontade e Inteligência


Atualmente, a palavra "sucesso" tem sido usada exaustivamente, todos os dias, o tempo todo, em todos os livros, revistas, programas de TV, igrejas e consultórios de psicologia. A busca pelo sucesso se tornou uma obsessão, suplantando até a busca pela felicidade, como se aquele pudesse existir sem esta.

O sucesso que passa por cima da felicidade não é sucesso é simplesmente uma conquista. A felicidade não é um ponto de chegada, mas um caminho a ser trilhado enquanto vivermos.

Sempre almejamos que projetos e programas de Rotary sejam bem sucedidos, mas isso só acontece quando as etapas que vencemos para desenvolvê-los trazem alegria e felicidade aos seus participantes. Um objetivo totalmente alcançado, mas que trouxe infelicidade pode ser considerado um fracasso retumbante.

O tripé Amor, Vontade e Inteligência freqüentemente proporciona sucesso e felicidade ao encararmos os desafios de nossa vida pessoal e rotária e se os utilizarmos ao lado da Prova Quádrupla, a possibilidade de um êxito completo fica ainda maior.

Temos que ter amor, tanto pelo Clube que representamos, quanto pelas causas que abraçamos em nome dele. Esse amor deve permear todos os integrantes do Clube para que o corpo fique coeso, evitando que a cabeça vá para um lugar e as pernas para outro. A omissão e a falta de comprometimento são sintomas nítidos de falta de amor ao ambiente no qual estamos inseridos.

Só amor não basta. A vontade de realizarmos coisas grandiosas e significativas, que demarquem nossa existência além da nossa própria vida, é fundamental para que partamos da admiração passiva ao efetivo ato de amor, através das realizações e conquistas que por certo virão através de nossos feitos e de nossas disposições.

Mas o toque final vem agora, sob pena de baixarmos a cabeça, sairmos correndo imbuídos de amor e vontade, derrubando e danificando as coisas ao nosso redor, enquanto cegamente partimos em direção aos nossos alvos. E esse toque é o da inteligência. Inteligência para otimizarmos recursos, evitarmos esforços inúteis, não destruirmos o que já foi feito e, sem correr cegamente, avançarmos com velocidade rumo aos nossos intentos.

Com o tripé acima, estaremos sempre caminhando em direção a um bem maior, onde poderemos nos considerar parte do todo e termos orgulho em poder transcender o mundo físico que acaba após a nossa passagem pela Terra.

Então Companheiro, não perca a chance de embarcar na nave Rotary com amor, vontade e inteligência, combatendo o bom combate e agregando momentos agradáveis e alegres ao seu dia a dia rotário, que refletirão por certo no seu dia a dia pessoal, familiar e profissional.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Uma Vida Com Propósitos Ainda Mais Altos


Toda manhã o sol bate em minha janela, que deixa passar alguns raios de luz através da cortina. Dependendo da intensidade destes raios, eu já sei se o dia está nublado ou radiante. Pelo som, já sei se há chuva ou pássaros cantando alegremente. Mesmo tendo essas informações sobre o dia que lá fora me espera, para que eu tenha um dia feliz é preciso que eu levante, abra a janela, me apronte e saia de casa para ganhar a vida e ser feliz. Ficar na cama e deixar a vida passar, nunca me tornará uma pessoa feliz e interessante.

Assim é a nossa vida. Temos vislumbres de que tudo vai bem, pois, temos uma boa família, um bom emprego, estamos conseguindo criar bem nossos filhos e desenvolvemos uma vida profissional e social ativa e reconhecida. Mas só isso não é o suficiente, uma vez que tudo isso nos coloca sempre no centro de tudo o que acontece e é preciso um pouco mais de altruísmo e vontade de servir para que deixemos um legado que vá, como disse nosso EGD Paulo de Tarso, nos eternizar além da morte.

Levar uma vida além nós mesmos, dedicada a servir o próximo e a lutar pela melhoria das condições de vida da humanidade em geral, nos dá um propósito de vida mais elevado e complementa tudo aquilo que fazemos por nós mesmos e pela nossa família.

"Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Certamente os coletores de impostos fazem o mesmo. E se saudardes somente os vossos irmãos, que há de extraordinário nisso? Até os pagãos fazem o mesmo. Vossa bondade não deve ter limites, assim como a bondade de vosso pai celeste é ilimitada" (Mat 5:46-48).

Isto tem tudo a ver com Rotary. Lutamos pela erradicação da Pólio, mesmo que em nosso País ela já esteja erradicada. Lutamos pela paz, mesmo que aqui não haja guerra. Entramos na casa das pessoas que necessitam, mesmo que em nossa casa tudo vá bem. Sem questionar sobre os antecedentes dos beneficiados, bons ou maus, todos desfrutarão da luta dos rotarianos em prol da humanidade.

Vamos encarar Rotary como um veículo que facilita a tarefa do dia-a-dia, em direção a um mundo mais justo, pacífico e amoroso. Vamos deixar nossas diferenças de lado, pois elas são a raiz de todo o mal, e passemos a lutar com mais afinco em direção aos nossos sonhos mais nobres.

O que ganhamos com isso? Sorrisos, olhares, palavras agradáveis, coração quente, alma leve, sono restaurador e um profundo fortalecimento de nossa relação com o Criador. Ganhamos filhos que nos imitam, pessoas que se sensibilizam e se unem a nós e forças catalisadas para os mesmos objetivos. Ganhamos missões novas, mais desafiadoras e mais recompensadoras, pois "pedras que rolam não criam limo".

Lembre dos seus heróis de infância e tudo aquilo pelo que eles lutavam. Pense nos heróis da vida real e veja quão belo é lutar por algo que é legítimo. Sinta arrepios aos pensar em vitórias retumbantes do bem contra o mal e dê o exemplo de nunca perder as esperanças e nunca deixar que o coração fique fibroso e sofredor. Faça a vida valer a pena.

Forte e fraterno abraço.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SE UM CACHORRO FOSSE PROFESSOR


Se um cachorro fosse professor, você aprenderia coisas assim:

Quando alguém que você ama chega em casa, corra ao seu encontro. Nunca perca uma oportunidade de ir passear. Permita-se experimentar o ar fresco do vento no seu rosto. Mostre aos outros que estão invadindo o seu território. Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar. Corra, pule e brinque todos os dias. Tente se dar bem com o próximo e deixe as pessoas te tocarem. Não morda quando um simples rosnado resolve a situação. Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante líquidos e deite debaixo da sombra de uma árvore. Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo. Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado...volte e faça as pazes novamente. Aproveite o prazer de uma longa caminhada. Se alimente com gosto e entusiasmo. Coma só o suficiente. Seja leal. Nunca pretenda ser o que você não é.

E o MAIS importante de tudo... Quando alguém estiver nervoso ou triste, fique em silêncio, fique por perto e mostre que você está ali para confortar. A amizade verdadeira não aceita imitações!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Desvio de verbas públicas ou ato de corrupção = crime hediondo


Você já ouviu falar de alguém que morreu por falta de atendimento médico, dentro de um hospital público? E de alguém que morreu baleado em zona reconhecidamente como tomada pelo crime? Pois é, eu também.

Qual a desculpa dos gestores para que tamanha falta de responsabilidade governamental ocorra? Faltam verbas para manter e ampliar o quadro, os equipamentos e a capacitação para melhorar o atendimento. Em virtude de quê, já que o impostômetro bate record de registro? A resposta é simples: corrupção, desvio de verbas públicas, incompetência e falta de responsabilidade.

Por isso, creio que crimes de corrupção e desvio de verbas devem ser tratados como crimes hediondos, tanto para corrutor quanto para corrompido. Mas será que a escória política dominante no país, que chega a ser maioria, aprovaria uma coisa dessas?

sábado, 17 de setembro de 2011

Até quando conviveremos com a hipocrisia?


O Brasil há muito se tornou o maior produtor de ilusões do planeta e o maior celeiro de hipocrisia mundial. Nossos legisladores encontram-se há muito dissociados das verdadeiras necessidades do povo brasileiro, maquiando sua disposição em se locupletar da nação para que pareçam defensores do bem estar e do crescimento nacional. Ao mesmo tempo, nossos compatriotas parecem estar em estado letárgico irreparável, de modo a aceitar pacificamente os maiores absurdos advindos da classe política e dos escalões administrativos dos órgãos governamentais.

Comece pensando na hipocrisia letal que é a afirmação: Saúde, um direito de todos, um dever do estado. Todos os dias pessoas morrem aguardando atendimento nos hospitais públicos, sem que a sociedade organizada (organizada?) se manifeste ou procure seus direitos. 

Passe pela hipocrisia de que diminuímos o analfabetismo no país, sendo que praticamente os professores estão proibidos de reprovar alunos e os mesmo seguem adiante sem o mínimo de condições. Para mim, analfabetismo e analfabetismo funcional são sinônimos e igualmente nocivos. Não precisa nem lembrar o salário dos professores e a ausência completa de uma política consistente de capacitação e atualização dos mesmos. Depois disso chore ao lembrar-se do abismo tecnológico que há entre as escolas públicas e privadas.

Poderíamos seguir desfiando nossas lamúrias indefinidamente, mas temos mais o que fazer. Precisamos lembrar que nossos nobres senadores, deputados e vereadores, perdem seu precioso tempo fazendo leis que complicam a vida dos empresários nacionais - sim, aqueles que criam empregos, ao invés de se preocupar em fiscalizar os serviços oferecidos (e não entregues) pelo Governo e suas agências.

Exemplo? São rápidos e eficazes em regulamentar os planos de saúde privados, exigir que troquemos tomadas elétricas em nossas casas, fazer com que troquemos nossos aquecedores a gás que funcionam perfeitamente, exigir que shoppings forneçam estacionamentos grátis e desvalorizar os carros importados pelo aumento do ICMS e IPI, ao invés de baixar o dos nacionais.

Quando vamos acordar? Levantar nossos direitos genuínos e acabar com as benesses dos Magistrados, Políticos e eminências pardas por detrás do arcabouço governamental? To perdendo as esperanças, pois somos passivos, engolimos o que vier e fingimos que acreditamos em tudo o que é dito durante o horário político gratuito. Algo precisa mudar, pois quem sabe faz a hora. Quem sabe?

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Este menino poderia estar trabalhando?


A Copa do Mundo 2014 trará muitos benefícios, mas também problemas. Precisamos defender nossas crianças do tráfico, da violência, da prostituição e das drogas. Precisamos começar já, antes que seja tarde.

Jovens com meio período ocioso são presas fáceis. 

Trabalho meio período aos 14 anos, sem burocracia, mas com assistência educacional pela empresa contratante. Programa Jovem Aprendiz aos 12! 

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Jovens para sempre!


A vida é curta e passa num piscar de olhos. É preciso, portanto, que a desfrutemos ao máximo, encarando todas as suas fases e situações com uma alma jovem e postura otimista. Não podemos deixar que a idade envelheça e enrijeça nossos corações, almas e mentes, mas sim, vislumbrarmos que o ponteiro do relógio nunca volta atrás. Devemos sempre lembrar que temos apenas duas opções: dotar nossa vida de um profundo significado, ou não.

Setembro é o mês das novas gerações e isto significa que devemos priorizá-las em todos os sentidos, ou seja, promovendo, auxiliando, orientando e socorrendo a juventude a todo o momento, sob pena de perdermos a chance de influenciarmos positivamente àquelas pessoas que comandarão o mundo daqui alguns anos.

Mas como poderemos influenciar positivamente os jovens com o espírito envelhecido? Como nos ouvirão, se nosso discurso remete a um mundo que não existe e nem existirá mais? Como proporcionaremos a eles uma formação melhor do que tivemos, senão paramos para escutá-los e nem sequer entendê-los?

Precisamos nos conscientizar que não melhoramos o mundo que recebemos e, portanto, se continuarmos a fazer o que sempre fizemos, continuaremos a obter o que sempre obtivemos. O mundo precisa de resultados melhores, mas, pelo que ouvimos nos noticiários, isso está muito longe de acontecer.

Como proceder então? Reconhecendo nossa deficiência em nos comunicar com eles já é um primeiro passo. Precisamos nos “re-adolescentizar” um pouco. Entendê-los e fazê-los refletir é melhor que criticar. Apresentar uma postura de amigo e não de doutores no assunto “vida” também é importante, para que saibam que ainda temos muitas dúvidas sobre tudo. Orientá-los a agir ao invés de criticar e se unir, ao invés de polemizar, sempre à luz da Prova Quádrupla.

Não é fácil e nunca será, assim como não foi para nossos pais. É difícil capacitar pessoas para um mundo que ninguém ainda conhece, uma vez que o conhecimento mais que dobra anualmente nos dias de hoje. A profissão mais bem paga dos próximos 10 anos ainda não surgiu. A tecnologia mais incrível da próxima década ainda não foi inventada. A maneira de se comunicar e de se expressar vai mudar muito e de forma assaz veloz.

Cirurgias virtuais, penitenciárias sem paredes, vôos sem avião, empresas sem patrão tudo é possível. Mas ainda precisamos sonhar e lutar por um mundo sem fome, sem corrupção, sem guerras, sem agressões exageradas ao meio ambiente, sem drogas e sem impunidade. Sem a juventude ao nosso lado, nada disso será minimamente possível.

Se não entregarmos aos jovens um mundo melhor do que aquele que recebemos de nossos pais, que pelo menos o entreguemos com mais esperança e mais vontade de fazer o que é certo em detrimento daquilo que é esperto. Precisamos reavivar o patriotismo puro, sem ideologias decadentes e indecentes, para manter e ampliar a soberania nacional, pois até isso querem nos roubar.

Parafraseando meu pai duas vezes, “que lutemos pelas próximas gerações e não pelas próximas eleições”, sempre empreendendo “mais ação e menos conversa”.

E viva a independência do Brasil!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Frase antiga mas muito atual!



‎"When you see that trading is done, not by consent, but by compulsion - when you see that in order to produce, you need to obtain permission from men who produce nothing - when you see that money is flowing to those who deal, not in goods, but in favors - when you see that men get richer by graft and by pull than by work, and your laws don't protect you against them, but protect them against you - when you see corruption being rewarded and honesty becoming a self-sacrifice - you may know that your society is doomed."

Ayn Rand (Jewish, fleeing the Russian revolution, which hit the U.S. in mid-1920).

“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”. 

Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920).

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sabedoria, Força e Beleza



Macieira está pronta! Nosso peito ainda ofegante clama por descanso. Foi uma corrida contra o tempo, contra as dificuldades e contra o desejo de permanecermos em estado sedentário, mas enfim – CONSEGUIMOS!

Agora, o que se apresenta é justamente o maior desafio. O desafio de fazer com que a edificação que conquistamos se torne realmente uma grande Escola. Não só uma Escola do Ensino Fundamental de uma localidade longínqua, mas, uma Escola da Vida, para pais, alunos e professores. Uma Escola com atuação determinada, incansável e eficaz. Uma Escola que transforme para melhor a vida de milhares e milhares de pessoas, começando pelas crianças e suas famílias.

Para isso precisamos ter Sabedoria. Sabedoria para implantar o NRDC – Amigos da Macieira de forma gradual, porém, segura. Sabedoria para saber extrair da Comunidade os seus verdadeiros anseios e para apresentar opções e visões para o futuro de todos que por ali transitam. Sabedoria para fazermos tudo com calma, paciência e moderação, porém de forma positiva e destemida.

A Força será necessária pra trazer determinação na consecução dos objetivos traçados, buscando sempre o nós e nunca o eu. Para não desistirmos perante as críticas, mas também para não ignorá-las, avaliando sempre o que pode ser melhor e mais viável. Força também para não permitirmos que aproveitadores e pessoas mal intencionadas ponham tudo a perder. Força para não ceder à omissão.

Aí sim conheceremos a Beleza. A Beleza de percebermos a felicidade que causamos nas crianças, que já aprenderam a amar a nova escola. A Beleza da união na condução dos trabalhos. A Beleza da solidariedade e do amor ao próximo. A Beleza de quebrarmos a "Lei de Gerson" e mostrarmos ao mundo que "Dar de Si, Antes de Pensar em Si" faz o mundo ficar mais belo e interessante. A Beleza do dever cumprido, da consciência limpa e do empenho por um mundo melhor, sem demagogia, sem retóricas vazias e sem segundas intenções. A Beleza Interior, que vai brilhar e trazer luz sobre a vida dos Rotarianos envolvidos e dos membros da Comunidade.

Vamos respirar e comemorar o momento, que é de grande orgulho e júbilo. Vamos aproveitar o espírito do dever cumprido e da alegria da conquista para trazer mais Companheiros conosco para as próximas jornadas. Vamos ser mais Companheiros, mais irmãos uns dos outros, para que, como numa grande família, possamos viver essa luminosidade sobre nossas vidas e compartilhá-las com o mundo.

Assim, Conheceremos Melhor a Nós Mesmos e poderemos Envolver a Humanidade, de forma alegre, viva, contagiante e sincera.

Vamos lá Curitiba Oeste, você é maior do que pode imaginar!

Acesse o site sobre a Macieira clicando aqui!

domingo, 24 de julho de 2011

3 things I learned while my plane crashed (in english + portuguese subtitles)

Ric Elias: 3 things I learned while my plane crashed (in english + portuguese subtitles)

Ric Elias 3 coisas que aprendi quando meu avião caiu (em inglês + legendas em português)

domingo, 22 de maio de 2011

Vitórias (Victories)



Happiness comes with victories. The victories comes with the experience. Experience comes with failures.

A felicidade vem com as vitórias. As vitórias vêm com a experiência. A experiência vem com os fracassos.

O Maior pedido de Casamento de todos os tempos!



Quer fazer uma grande surpresa para sua noiva? Preste atenção neste vídeo!

Want to make a big surprise for your bride? Watch this video!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Citação de Winston Churchill


Hoje eu estou certo de que nós somos os senhores do nosso destino, de que a tarefa que foi colocada diante de nós não está acima das nossasforças; de que suas dores e provações não estão acima da nossa resistência. Enquanto tivermos fé na nossa causa e um desejo indestrutível de vencer, a vitória não nos será negada.

“Sure I am this day we are masters of our fate, that the task which has been set before us is not above our strength; that its pangs and toils are not beyond our endurance. As long as we have faith in our own cause and an unconquerable will to win, victory will not be denied us.”

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Deixe o carro - seja feliz!!!



Há algum tempo tenho evitado andar de carro a todo o custo, pois o trânsito caótico de Curitiba me enlouquece completamente.

Ao andar a pé pelas ruas da cidade sinto uma liberdade indescritível e uma alegria em interagir com pessoas por onde caminho. Coisa impossível no trânsito.

Sempre gostei muito de música e não dispenso meu fone de ouvido conectado ao meu celular durante a caminhada – e é nesse ponto que tudo fica mais divertido!!!

As pessoas e automóveis que te rodeiam estão quase sempre estressadas e com pressa, expostas ao ronco dos motores, à gritos estranhos e a ruídos urbanos de toda espécie.

Mas eu não!!! No meio daquela zona toda estou feliz, blindado de toda esta realidade cinza, sendo protagonista do filme da minha vida, com direito a trilha sonora que eu escolhi!!! Meu headfone deixa tudo melhor e mais vibrante.

Quer coisa melhor? Deixe o carro, ande a pé, ouça mais música e veja a vida ficar mais alegre e divertida.